top of page

Pré-candidato a vereador, Fábio Quilombola participa da VIII Romaria Quilombola; O evento foi realizado em Bom Jesus da Lapa



O representante do Quilombo Limoeiro e pré-candidato a vereador, Fábio Quilombola participou da 8º Romaria Quilombola realizada entre os dias 14 e 15 de junho em Bom Jesus da Lapa. O momento de fé também é palco para discutir as políticas públicas para as comunidades quilombolas do estado.


A programação contou com intensos debates voltados ao fortalecimento das políticas nos campos da sustentabilidade, geração de renda, saúde, educação, meio ambiente, defesa dos territórios, moradia, preservação das culturas tradicionais, turismo étnico e religioso, dentre outras pautas.



É importante lembrar que segundo o IBGE em 2019 o Brasil possuía quase 6 mil comunidades quilombolas espalhadas pelo país. Mas apenas 404 eram territórios oficialmente reconhecidos. Em Entre Rios existem 6 comunidades Quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares, mas falta apoio para essas localidades, sendo necessário projetos de sustentabilidade para essas comunidades que muitas vezes estão distantes da sede do município.

Fábio Quilombola

Na fala do pré-candidato a vereador Fábio Quilombola ele relatou as dificuldades que as comunidades Quilombolas e Rurais vem sofrendo.


“Falta água, falta implementar uma política agrícola para essas comunidades, melhorias nas estradas que são importantes para o escoamento dos produtos, fortalecimento das Feiras Quilombolas e Rurais dos territórios, entre outros.”


O evento contou com a presença de representantes das comunidades tradicionais, do Governo Federal e Estadual, através da SEPROMI - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, CEAQ - Conselho Estadual das Comunidades e Associações Quilombolas da Estado da Bahia, além da Fundação Cultural Palmares - Órgão responsável por cadastrar e reconhecer os territórios quilombolas.


Fonte: Portal Entre Rios News/Assessoria de Fábio Quilombo

Commenti


veja também

ANUNCIE.png
bottom of page