top of page

Parte de Eclipse Solar Anular poderá ser visto em Entre Rios neste sábado (14)



A lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular — Foto: REUTERS/Tim Chong

Um eclipse solar anular poderá ser visto em boa parte do Brasil no próximo sábado (14). O fenômeno, que acontece uma vez por ano ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando uma sombra sobre a estrela.


Segundo informações do O Globo, neste ano a melhor visualização do eclipse será nos estados do Norte e Nordeste, e o horário do fenômeno deve começar por volta das 15h, quando o ele irá atingir o pico, ou seja, o momento de melhor visibilidade.


Na Bahia, a visão será parcial, mas o público ainda vai poder assistir ao fenômeno vendo o sol "ser mordido" pela lua.



De acordo com o site timeanddate.com que monitora esse tipo de evento. Entre Rios terá visão de 75% do fenômeno, que começa a partir das 15:30h até às 17:28h aproximadamente.


Embora não seja raro, esse tipo de eclipse nem sempre pode ser visto do Brasil, isso porque a diferença de tamanho entre o Sol e a Lua faz com que a sombra, que é projetada só seja visível alguns pontos do país.


Vale pontuar, que a visualização pode variar de acordo com a localização de cada observador. Também é importante que não se olhe diretamente, a olho nu, para o fenômeno, é necessário ter óculos específicos, ou olhar para o reflexo do eclipse. Aparelhos eletrônicos também não são recomendados.



Fonte: Ibahia/Fala Alagoinhas News/Portal Entre Rios News

Comments


veja também

ANUNCIE.png
bottom of page