top of page

Entre Rios, Rio Real e Araçás recebem oficinas de dramaturgia do projeto “Trinca da Mira”



Depois de Alagoinhas e Aramari, chegou a vez de Entre Rios, Rio Real e Araçás receberem as atividades do projeto “Trinca da Mira - Sob Novas Liberdades e Horizontes”. A iniciativa promove formação teatral e literária fora do eixo da capital, mobilizando professores e alunos de escolas públicas, agentes culturais e profissionais de linguagem do Litoral Norte e Agreste Baiano em um programa de formação e difusão com foco em dramaturgia.


O projeto foi idealizado em parceria pelos atores e diretores alagoinhenses Daniel Arcades e Antonio Marcelo, em um movimento de fomentar a dramaturgia no interior do estado, e é produzido pela DAN Território de Criação. O “Trinca da Mira” tem como objetivo promover e estimular a liberdade de criação, abordagem e conhecimento da literatura dramática baiana, com foco na criatividade, inovação e singularidade do projeto artístico, valorizando a cultura baiana e a reflexão sobre sua história e identidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em cada cidade, serão oferecidas duas formações. Estudantes de Ensino Médio e agentes culturais poderão participar da Oficina “Teatro que cabe na nossa boca”, voltada para leitura de textos teatrais produzidos na Bahia nos últimos tempos. Já os profissionais de linguagem contarão com o workshop “Dramaturgia em sala de aula”, com o objetivo de apontar caminhos de trabalho do texto teatral em sala de aula.


As oficinas e workshops acontecem nos dias: 11/12, em Entre Rios, no Colégio Estadual Duque de Caxias; 12/12, em Rio Real, no Colégio Estadual Marquês de Abrante; e 13/12, em Araçás, no Colégio Estadual José Vicente Leal. As inscrições são gratuitas, online e estão abertas no link: danterritorio.com.br/trincadamira/segunda. Podem participar estudantes do ensino médio, professores, profissionais de linguagem e agentes culturais. O projeto prevê ainda a doação de exemplares do livro “Trilogia da Chacina”, de autoria de Daniel, para as escolas públicas participantes.


“O Litoral Norte e Agreste Baiano é um território com narrativas riquíssimas para a nossa dramaturgia. Sempre quis contar as histórias das cidades por onde me criei e o “Trinca da Mira” é um início de um projeto que só foi possível depois de me firmar como artista”, destaca Daniel Arcades, idealizador do projeto.


Escritor, ator, dramaturgo e diretor, Arcades tem na carreira dois Prêmios Braskem de Teatro - de melhor autor pelo espetáculo “Rebola” (2017) e de melhor espetáculo por “NAU” (2022) - e, entre outro projetos recentes em teatro e cinema, é um dos roteiristas do filme “Ó Paí ó 2”, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, e lançou em 2022 seu primeiro livro “Trilogia da Chacina”.


“Trinca da Mira” foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).


Serviço:

Projeto “Trinca da Mira” - Oficina e Workshop de Dramaturgia

Data: 11/12, em Entre Rios, no Colégio Estadual Duque de Caxias; 12/12, em Rio Real, no Colégio Estadual Marquês de Abrante; e 13/12, em Araçás, no Colégio Estadual José Vicente Leal.

GRATUITO



Comments


veja também

ANUNCIE.png
bottom of page