top of page

Entre Rios abre o calendário do ciclismo baiano em 2024 com a realização da XX Volta de Imbé


Chegada da XX Volta de Imbé

No último domingo, 21 de janeiro de 2024, na cidade de Entre Rios aconteceu a mais tradicional prova de ciclismo da região norte do Estado da Bahia: a XX Volta de Imbé. A vigésima edição da Volta de Imbé, foi direcionada a prestar uma homenagem ao saudoso Edson dos Santos de Jesus, conhecido no mundo do esporte como Pé de Vento.



Edson dos Santos de Jesus (Pé de Vento)
Edson dos Santos de Jesus (Pé de Vento)

 Há 20 anos Pé de Vento se reuniu com colegas ciclistas e atletas para dar início e idealização de uma das mais remotas provas de MTB Mountain Bike modalidade XCM (combinação de elementos do cross-country com maratona) da cidade de Entre Rios-BA e região. Por seu espírito desportista, empreendedor social e atleta amador teve a coragem de romper barreiras, adversidades, incertezas e nos agraciar até os dias de hoje com estes eventos, a qual tem crescido a cada ano com a finalidade de fortalecer a cultura, o turismo, os negócios e o esporte em nossa cidade. 


Entre Rios é um celeiro de grandes atletas e se destaca no cenário nacional e regional pelas excelentes competições e pela formação dos seus melhores ciclistas como foi a caso do nosso Álvaro César, o primeiro Iron-man.


A prova foi disputada na modalidade MARATONA XCM com dois percursos de 60km (Pró) e 45km (Open), respectivamente com catorze categorias no total, sendo 09 (nove) oficiais e 06 (seis) amadoras para iniciantes e uma altimetria muito desafiadora. Com o clima quente no mês de janeiro atrai muitos atletas profissionais e amadores. Para isso, foi desenhado um percurso muito eclético, incluindo trechos técnicos, estradão e o famoso paredão do Imbé e dos eucaliptos que é o lugar onde a prova ganha proporções desafiadoras e exige muito esforço dos atletas.


Percurso

Na ocasião, reuniu-se atletas de destaques dos estados de Bahia e Sergipe, além do ex-campeão baiano e multicampeão Edmilson Neres (POP flesh) da cidade de Alagoinhas, onde ratificou sua hegemonia na prova conquistando a sua décima 17ª vitória.


Os atletas locais tiveram um bom desempenho, sendo eles: o atleta Maciel que ficou na terceira colocação geral e segundo na categoria, bem como, Robson Fernandes, Vieira e Agnaldo Oliveira campeões nas categorias e Joseni, Enes, Nelson Pascoal, o Jovem Mateus e as atletas femininas que também abrilhantaram o evento, além disto, puderam contar com a presença do IRON-MEN Álvaro Cézar que aos 80 anos está em plena atividade. Também não poderíamos deixar de apontar o jovem Enzo com apenas 12 anos de idade da cidade de Esplanada-BA participou da prova com grande louvor e com o acompanhamento e supervisão de seu pai a qual também era seu parceiro de dupla.


Na ocasião, foi entregue uma placa aos familiares de Fabiano Menezes (In memória), ciclista que fatidicamente nos deixou. Também, prestamos reconhecimento aos parceiros do comércio local, empresários e pessoas que se destacaram promovendo o esporte na cidade com entrega de placa e homenageamos os atletas entrerrienses que se destacaram e conquistaram resultados expressivos durante o ano de 2023, como foi a caso do atleta Robson Fernandes que foi campeão na elite na cidade de Barrocas e os atletas Danilo Santos da Luz; Lázaro de Jesus; Mateus Santos Silva; Keven Macedo Oliveira; José Nelson Pascoal, assim procuramos elevar o nomes dos atletas locais a fim de incentivar e despertar ainda mais o ciclismo na cidade como forma de lazer e saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa edição buscou oferecer aos atletas boa estrutura, premiação em dinheiro e excelente suporte durante o percurso, proporcionando hidratação, segurança e comodidade para os atletas e o público em geral que se deslocaram de seus lares para assistirem esse grande evento. A comissão organizadora agradece o pessoal do pedal, apoiadores, ciclistas, atletas e em especial a todos que defendem a causa do esporte e contribuíram pra a realização deste evento de cunho social.


Mensagem da organização: “Não tenha medo de se desafiar, treine e participe dos eventos desportistas, seja campeão de si mesmo, desafie a você mesmo, desafie os percursos, as trilhas, os paredões as altimetrias e suas dificuldades, concorra com as outros clicloturistas e atletas, seja e sinta-se campeão.” (D´Pádua, 2023).


Fonte: Comissão Organizadora Galera do Pedal de Entre Rios-Ba/Portal Entre Rios News

Comments


veja também

ANUNCIE.png
bottom of page