top of page

AGOSTO LILÁS: SEMAS E Diretoria da Mulher promovem palestra sobre Violência Doméstico

Atualizado: 27 de ago. de 2021


Como parte das ações do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Entre Rios, por meio da secretaria de Assistência Social (SEMAS) e Diretoria da Mulher, realizaram na noite desta última terça-feira (24), na Câmara de Vereadores, palestra sobre Violência Doméstica, com transmissão AO VIVO pelo facebook da prefeitura.


Foram convidadas para conversar sobre o tema, as advogadas criminalistas, Milena Pinheiro, Elisa Dantas e Ylla Guimarães e a Subtenente e Comandante da Operação Ronda Maria da Penha da 56ª CIPM Polícia Militar da Bahia Glecimaia de Oliveira. A ação contou com a presença do prefeito, Manoelito Argolo Júnior; da secretária da Assistência Social, Acácia Viera; a diretora da Diretoria da Mulher, Evaneide Lima, vereadores e convidados.


CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO 

Milena Pinheiro fez uma breve retrospectiva sobre a origem e relevância da Lei Maria da Penha, a importância do agressor também ser conscientizado sobre a violência que está praticando, as características de cada violência e a importância psicológica para a vítima não ser questionada, mas acolhida.


Na sequência da apresentação, Ylla Guimarães trouxe a abordagem psicológica dentro do relacionamento, no qual o abusador mente, distorce a realidade e sempre omite informações. O objetivo é fazer com que a vítima duvide de sua memória e até da sua sanidade mental. Esse é um tipo de manipulação psicológica, conhecida como gaslighting.


Para ministrar do ponto de vista jurídico, Elisa Dantas esclareceu acerca dos crimes de importunação sexual, de stalking e a violência psicológica contra a mulher que já existia como modalidade de violência dentro da Lei Maria da Penha, mas que agora passou a ser um crime autônomo.


A Subtenente e Comandante da Operação Ronda Maria da Penha, Glecimaia de Oliveira, destacou o trabalho que vem sendo feito na Ronda, a parceria com a Prefeitura, as dificuldades do trabalho e a importância da denúncia para salvar a vida dessas mulheres.


Ao final, foi aberto para a participação do público que pode fazer suas perguntas, contribuições e reflexões sobre o tema.


Fonte: ASCOM da Prefeitura Municipal de Entre Rios

コメント


veja também

ANUNCIE.png
bottom of page